Escrito por Eusebio Garcia
Além de ser um bom motorista, existem outros detalhes que, se observados, ajudarão você a ter uma economia efetiva no consumo e a gastar menos no posto de gasolina.
Saiba como economizar combustível seguindo as dicas abaixo. Você pode economizar até 25%! Interessante? Então vamos lá!
1. Mantenha os pneus calibrados
Os pneus são responsáveis por até 20% do consumo de combustível, portanto, é importante mantê-los adequadamente calibrados.
Com pouco ar, eles aumentam o consumo, mas também não podem ser cheios demais para não perder a aderência ao asfalto.
Consulte o manual do veículo para saber a pressão exata para os pneus traseiros e dianteiros e não se esqueça do alinhamento e balanceamento do veículo.
Carros desalinhados também exigem mais esforço do motor.
2. Tente manter uma velocidade constante
É importante estar sempre atento ao trânsito e conservar uma distância suficiente para evitar as freadas bruscas.
Procure manter uma celeridade constante, preferencialmente que não ultrapasse muito os 80 km/h, pois o consumo pode aumentar em até 20% em velocidades mais altas.
Fique atento também à troca de marchas, que deve sempre ser efetuada na velocidade adequada para não forçar o motor.
3. Deixe os vidros fechados para economizar combustível
Janelas abertas em alta velocidade também cooperam bastante para o aumento do consumo, já que o vento amplia a resistência aerodinâmica do veículo, forçando o motor a trabalhar mais.
Se for usar o ar-condicionado, abra as janelas para reduzir o ar quente no interior antes de ligá-lo e não o use com os vidros abertos.
4. Livre-se do peso desnecessário
Quanto mais pesado o veículo, mais energia é gasta na aceleração. Portanto, retiro do carro tudo o que não será utilizado: bagageiros, suportes para bicicleta ou qualquer peso desnecessário no porta-malas.
Além disso, é bom consultar um especialista antes de instalar acessórios externos, que podem influenciar na aerodinâmica, aumentando o consumo de combustível.
Este detalhe visa a segurança dos ocupantes do veículo, bem como, economia para seu bolso.
5. Troque as velas com regularidade
A quilometragem recomendada para a troca de velas muda de acordo com o modelo do veículo e varia entre 15 mil e 100 mil km.
Fique atento, pois elas são responsáveis pela geração da energia que inicia a queima da mistura ar/combustível. Se as velas estiverem em más condições, podem aumentar a quantidade de combustível injetado.
Estes são os principais motivos do aumento do consumo de combustível.
Lembre-se de, sempre que possível, maneirar no uso de eletrônicos ligados ao carro, desligar o motor quando o trânsito estiver parado e descer os morros com o carro engrenado.
Afinal, economizar combustível não só ajuda nas suas finanças como ainda é uma forma de preservar o meio ambiente, evitando a emissão de gases poluentes.
Gostou das dicas? Ajude também seus amigos a entenderem como economizar combustível compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais por meio do link https://blog.alliate.com.br/economizar-combustivel/